Insegurança

 

Insegurança

Leitura Bíblica:



A sensação de insegurança pode facilmente nos levar a confrontos, coletivos ou pessoais. Certos países, por exemplo, adotam sanções contra outros quando estes geram alguma situação de ameaça (como problemas sanitários, econômicos etc.). No relacionamentos de casais, as situações abusivas muitas vezes são causadas por inseguranças carregadas ao longo da vida. Ou ainda, pais inseguros geram filhos inseguros. Qual a causa de tanta incerteza?

O texto proposto de hoje não menciona a palavra insegurança, mas podemos vê-la ligada à sede mencionada no v. 1. O texto, aliás, cita sede e falta de dinheiro, além de deixar a fome subentendida. Mas o profeta fala aqui de uma escassez mais profunda que a física: a carência espiritual. E a pergunta do v. 2 nos revela o porquê: gasta-se dinheiro no que não é pão e suor no que não satisfaz.

Percebe a inversão? O dinheiro, isto é, os recursos materiais da nossa vida aqui neste mundo, que deveriam ser utilizados no sustento físico, estão sendo aplicados de forma errada, na tentativa de saciar a sede e a fome espiritual, sede e fome por Deus. Isso pode acontecer de forma consciente ou não. Como não é possível “comprar” paz com Deus, vive-se com uma sensação de insegurança que, por não ser devidamente satisfeita, termina em todos os tipos de violência.

Podemos derivar dois conselhos desse texto de Isaías. Primeiro, dinheiro é para ser gasto com as necessidades básicas da vida. Recursos deste mundo saciam necessidades deste mundo. Segundo, Deus chama: prestem atenção e venham a mim, escutem e vocês viverão (v. 3). Somente quando nosso coração encontrar repouso no Senhor Jesus Cristo será possível viver de forma segura, plenamente satisfeitos e aquietados no Senhor. Enquanto isso não acontecer, sobra insegurança e violência. De que forma você quer viver?



Alison Diogo Heinz, Blumenau/SC

Não há segurança material que compense as terríveis incertezas de uma vida distante de Deus.


Pages1